13 personagens mais icônicos do terror

Nesta sexta-feira 13 separamos 13 personagens mais icônicos dos filmes de terror, confira a seguir:

Na sexta-feira 13, nada melhor do que lembrar os 13 personagens mais icônicos dos filmes de terror, figuras que marcaram nossas vidas: os personagens - sejam vilões, vítimas, criaturas ou entidades. Aqui estão eles:

1- MICHAEL MYERS (HALLOWEEN)

Foto: DivulgaçãoHalloween: A Noite do Terror
Halloween: A Noite do Terror

O maior trunfo de Michael Myers, o icônico personagem que definiu as bases dos filmes de terror slasher modernos, gerando inúmeras imitações e variações, as mais famosas como Freddy Krueger e Jason Voorhees, é a sua impressionante simplicidade. Desde o perturbador assassinato de sua irmã quando ainda era uma criança, ele se manifesta apenas para observar e assassinar, sem motivações claras. Sua preferência pela data do "Halloween", a mais aterrorizante do ano, é apenas um detalhe. O que verdadeiramente o torna assustador é a aparente arbitrariedade de suas ações, mesmo que essa arbitrariedade talvez não seja real.

A franquia 'Halloween' até momento possuem 13 filmes lançados, cheia de altos e baixos. Você pode conferir o filme original de 1978 (Halloween - A Noite do Terror) na Netflix e no Amazon Prime Video.

2- NORMAN BATES (PSICOSE)

Foto: Shamley ProductionsNorman Bates
Norman Bates

Absolutamente, a cena final de "Psicose" dirigido por Alfred Hitchcock é um dos momentos mais icônicos na história do cinema de terror. A reviravolta chocante, revelando a verdadeira natureza de Norman Bates, é uma virada de jogo no gênero de suspense e terror.

Antes de "Psicose", os vilões no cinema muitas vezes eram representados como figuras monstruosas, como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais. Hitchcock desafiou essa convenção ao criar um antagonista que parecia ser uma pessoa comum e amigável, tornando-o infinitamente mais aterrorizante. Essa ideia influenciou muitos filmes e personagens subsequentes no gênero de terror, solidificando o legado de Norman Bates como um dos vilões mais memoráveis da história do cinema.

Psicose tem 5 filmes lançados, sendo o primeiro lançado em 1960 e o último em 1998, o filme original está disponível no Prime Video, Telecine e aluguel no AppleTv.

3- PINHEAD (HELLRAISER)

Foto: DivulgaçãoPinhead em 'Hellraiser - Renascido do Inferno'
Pinhead em 'Hellraiser - Renascido do Inferno'

Sem dúvida, Pinhead, o icônico líder dos Cenobitas da série de filmes "Hellraiser", é um dos personagens mais distintos e memoráveis do cinema de terror. Seu visual distintivo, com os pregos cravados em seu crânio e rosto, bem como as escaras ensanguentadas em seu peito, é verdadeiramente impressionante e aterrorizante.

Além de seu visual marcante, personifica a dualidade entre prazer e dor de uma forma única e infernal. Sua filosofia e a maneira como ele leva as almas à dimensão dos Cenobitas são elementos centrais na mitologia da franquia "Hellraiser". Pinhead é muito mais do que um vilão convencional; ele é uma entidade que representa os desejos mais profundos e obscuros da humanidade, tornando-o um personagem verdadeiramente icônico no mundo do cinema de horror.

A saga possui 11 filmes lançados até agora, 'Hellraiser - Renascido do Inferno' está disponível no Prime Video e aluguel no AppleTv.

4 - JIGSAW/JOHN KRAMER (JOGOS MORTAIS)

Foto: Divulgação/LionsgateJigsaw/John Kramer interpretado por Tobin Bell
Jigsaw/John Kramer interpretado por Tobin Bell

Jigsaw, o personagem central da franquia "Jogos Mortais" é de fato um dos anti-heróis mais complexos e icônicos do cinema de terror contemporâneo. Sua filosofia distorcida de punir aqueles que ele acredita serem responsáveis por desperdiçar suas vidas, criando armadilhas mortais elaboradas para testar a resiliência de suas vítimas, é uma parte fundamental da mitologia da série. 

Sua transformação de John Kramer em Jigsaw é um aspecto fascinante de sua história e acrescenta uma profundidade intrigante ao personagem. Além disso, a presença do icônico boneco Billy the Puppet e a sinistra máscara de javali contribuem para a imagem distintiva e aterrorizante de Jigsaw. Sua presença nas telas e sua filosofia tortuosa continuam a assombrar e cativar os fãs do gênero de terror.

Você pode conferir Jogos Mortais (2004) no Lionsgate+, Globoplay ou Prime Video, e seu último lançamento o décimo filme da franquia Jogos Mortais X nos cinemas.

5- LEATHERFACE (O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA)

Foto: Vortex/DivulgaçãoLeatherface em 'O Massacre da Serra Elétrica' (1974)
Leatherface em 'O Massacre da Serra Elétrica' (1974)

"O Massacre da Serra Elétrica" (1974) é, sem dúvida, um dos filmes de terror mais icônicos da história do cinema. Ele desempenhou um papel crucial na revolução do gênero de horror na década de 1970 e na evolução do subgênero slasher que se tornaria popular mais tarde com filmes como "Halloween" (1978).

Tobe Hooper, o diretor do filme, conseguiu criar uma atmosfera de terror visceral e perturbador, apresentando ao público Leatherface, um assassino serial com uma máscara feita de pele humana, parte de uma família de canibais que caçava e aterrorizava suas vítimas. O filme foi vendido como baseado em eventos reais, o que adicionou um nível extra de terror psicológico para o público da época.

'The Texas Chain Saw Massacre' tem 10 filmes lançados cheio de baixos durante todos esses anos de franquia, a obra original está disponível apenas para aluguel no Youtube, AppleTv e Prime Video.

6- DR. HANNIBAL LECTER (O SILÊNCIO DOS INOCENTES)

Foto: Orion Pictures/DivulgaçãoDr. Hannibal Lecter em 'O Silêncio dos Inocentes'
Dr. Hannibal Lecter em 'O Silêncio dos Inocentes'

A interpretação de Anthony Hopkins como Dr. Hannibal Lecter em "O Silêncio dos Inocentes" (1992) é verdadeiramente lendária. Sua abordagem única para o personagem, incluindo a incorporação da linguagem corporal de grandes predadores, o tornou icônico. Mesmo com apenas 24 minutos em cena, Hopkins conquistou o Oscar de Melhor Ator, uma prova do impacto de seu desempenho.

Lecter é introduzido de forma intrigante, preso em uma caixa de acrílico, mas revelando-se um homem educado e sofisticado. No entanto, sua verdadeira natureza se desdobra ao longo do filme, culminando em momentos de brutalidade que transformam o filme de um suspense psicológico em um filme de horror visceral. O carisma e a ameaça que Hopkins trouxe ao personagem são inesquecíveis e contribuíram para tornar Hannibal Lecter uma figura lendária no mundo do cinema de terror.

O primeiro filme está disponível no Prime Video.

7- ASH WILLIAMS (UMA NOITE ALUCINANTE: A MORTE DO DEMÔNIO)

Foto: Netflix/ReproduçãoAsh Williams
Ash Williams

A jornada de Ash Williams, interpretado por Bruce Campbell, é verdadeiramente notável. Desde suas raízes como um personagem em "Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio" (1981), onde Campbell foi escolhido por seu amigo e diretor Sam Raimi, até a série "Ash vs. Evil Dead" (2015-2017), Ash passou por uma transformação incrível. E, assim como Ash evoluiu, Bruce Campbell cresceu como ator.

Campbell, originalmente visto como um ator de estilo exagerado, encontrou seu nicho e se tornou um mestre na combinação de comédia, ação e horror. Ele equilibra habilmente elementos ridículos e bizarros, tornando Ash um anti-herói icônico que transcende o clichê do "final boy" para se tornar uma figura celebrada no mundo do cinema de terror. A versatilidade de Ash, capaz de ser um fracassado medíocre e um herói "groovy", é uma das características mais marcantes desse personagem adorado pelos fãs.

Evil Dead tem 5 filmes lançados até o momento, a obra original disponível no HboMax.

8-  FREDDY KRUEGER (A HORA DO PESADELO)

Foto: New Line CinemaFreddy Krueger em 'A Hora do Pesadelo'
Freddy Krueger em 'A Hora do Pesadelo'

Freddy Krueger, criado por Wes Craven, é de fato um dos slashers mais criativos e icônicos da história do cinema de terror. O que diferencia Freddy dos brutamontes silenciosos como Michael Myers e Jason Voorhees é a sua singularidade e complexidade como personagem.

A inspiração de Craven na misteriosa morte durante o sono em uma comunidade na América Latina adicionou uma camada única à mitologia de Freddy Krueger. Ele se tornou um demônio dos sonhos, o que o diferencia de outros vilões do gênero. Sua aparência, queimado vivo, seu chapéu sinistro e seu nome extraído de um valentão da escola, todos contribuíram para a construção de sua imagem marcante.

A arma característica de Freddy, uma luva equipada com quatro lâminas afiadas, é um elemento icônico que o torna ainda mais aterrorizante. No entanto, o verdadeiro trunfo de Krueger é a interpretação magistral de Robert Englund. Ele trouxe vida ao personagem de forma ácida, mas altamente carismática.

A saga possui 8 filmes lançados sendo o primeiro em 1984 e o último 2010, 'A Hora do Pesadelo' está disponível no HboMax.

9- CHUCKY (BRINQUEDO ASSASSINO)

Foto: ReproduçãoPôster da série 'Chucky'
Pôster da série 'Chucky'

Chucky é indiscutivelmente um ícone do terror que se recusa a desaparecer. Sua estreia em 1988 no clássico "Brinquedo Assassino" trouxe algo inovador ao gênero dos filmes de brinquedos malignos: um visual inocente e infantil. Foi precisamente essa contraposição entre sua aparência adorável e suas tendências assassinas que tornou Chucky tão cativante e aterrorizante ao mesmo tempo.

É tão reconhecível e icônico no mundo do terror quanto Freddy Krueger, mesmo para aqueles que não são fãs do gênero. Criado por Don Mancini, Chucky é o protagonista de uma das franquias de terror mais duradouras. Ele equilibra habilmente humor e horror, representando simultaneamente um assassino assustador e ridículo. Essa dualidade torna o personagem único e memorável.

Brinquedo Assasino tem 8 filmes lançados e 1 série que acaba de ganhar uma nova temporada, disponível no Star+.

10- JASON VOORHEES (SEXTA-FEIRA 13)

Foto: DivulgaçãoJason Voorhees
Jason Voorhees

Já estava na hora de falarmos dele, Jason Voorhees é um dos antagonistas mais icônicos do cinema de terror, notório por sua participação na franquia "Sexta-Feira 13". Embora ele não tenha sido o vilão do primeiro filme da série lançado em 1980, Jason fez sua primeira aparição no segundo filme da série, "Sexta-Feira 13 - Parte 2", como o assassino central. A partir desse ponto, Jason se tornou o icônico personagem principal da franquia.

Ele é caracterizado como um assassino monstruoso que usa uma máscara de hóquei e empunha um facão como sua arma principal. A máscara de hóquei se tornou uma de suas marcas registradas, e sua imagem é instantaneamente reconhecível no mundo do terror.

A franquia tem 12 filmes lançados entre 1980 e 2009, 'Sexta-Feira 13' está disponível no HboMax.

12- SIDNEY PRESCOTT (PÂNICO)

Foto: Paramount Pictures/DivulgaçãoSidney Prescott interpretada por 'Neve Campbell'
Sidney Prescott interpretada por 'Neve Campbell'

Sidney Prescott é um exemplo clássico de uma "final girl" no cinema de terror. Interpretada por Neve Campbell na franquia "Pânico", Sidney é uma personagem brilhante que exemplifica e, ao mesmo tempo, desafia as regras do gênero de terror. Ela carrega a franquia "Pânico" nas costas por mais de 25 anos.

No início, Sidney questiona os clichês dos filmes de terror e a inteligência das protagonistas, mas eventualmente se torna uma final girl por direito próprio. Ela desafia as expectativas, mostrando força e coragem ao enfrentar o assassino Ghostface. Com cada sequência da franquia se torna ainda mais resiliente, consciente de seu papel e determinada a sobreviver. Ela evolui de alguém que chama a polícia no primeiro filme para uma personagem que dita as regras do jogo no quarto filme, deixando claro que os originais não devem ser mexidos. Sidney Prescott é um ícone do cinema de terror e um exemplo de como as protagonistas podem ser complexas e fortes nos filmes do gênero.

Pânico tem 6 filmes lançados, com o mais recente lançamento o sexto filme da franquia que você pode conferir no Telecine, Paramount+ e Prime Video.

13- TUBARÃO (TUBARÃO)

Foto: DivulgaçãoTubarão (1975)
Tubarão (1975)

Steven Spielberg é mestre em criar tensão e suspense em seus filmes, e "Tubarão" é um exemplo brilhante de sua habilidade. O antagonista do filme, o tubarão, não é apenas uma fera comum. Spielberg dotou a criatura de uma personalidade assustadora e vilanesca. O tubarão é retratado como vingativo, metódico e sedento por carne humana, o que o torna um antagonista memorável.

A forma como é utilizada a revelação gradual do tubarão é uma técnica magistral que mantém a audiência à beira do assento. A capacidade do diretor de esconder e revelar o vilão de maneiras engenhosas é um dos pontos fortes do filme e contribui para o suspense contínuo.

A saga tem 5 filmes lançados entre 1975 e 1995, a obra original você pode encontrar no Telecine e no Prime Video.

Gostou? Compartilhe!