Melhor do Cinema
MENU

Nova IA oferece alternativa para legendas e dublagens

O sistema baseia-se em sincronia labial.

Uma startup localizada em Londres, denominada Flawless, apresenta uma alternativa aos tradicionais processos de dublagem e legenda de filmes e séries, utilizando uma inteligência artificial como parte do sistema que é voltado a criar versões com uma sincronia perfeita entre voz e movimento dos lábios.

O processo começa com a gravação de um ator falando o diálogo no idioma desejado, como em um processo normal de dublagem, explica o co-fundador e diretor de cinema Scott Mann. Os novos arquivos de áudio e vídeo seriam então enviados até a Flawless, que, usando do seu sistema encabeçado pela IA, criaria frames perfeitamente sincronizados. Scott ressalta que embora o processo seja em grande parte automatizado, o trabalho de alguns artistas digitais se faz necessário antes de entregar a versão final ao cliente. 

A tecnologia da Flawless foi desenvolvida em parceria com o instituto alemão Max Planck. Na manhã desta segunda (03/05) foi divulgado um vídeo onde é possível vislumbrar a IA em ação, em alguns clipes de filmes famosos como Forrest Gump, Questão de Honra, dentre outros, confira:

Gostou? Compartilhe!

Nossos grupos do
WhatsApp e Telegram
WhatsApp Telegram