PS5 | Controle pode ter sensor de batimentos cardíacos
O PlayStation 5 tem previsão de lançamento para o final de 2020
O Dualshock 5, controle do PS5, poderá ter sensor de batimentos cardíacos.
O controle de PlayStation 5 vai usar biofeedback para modificar a experiência dos usuários. A técnica biofeedback, usada na área da Medicina Comportamental, consiste em monitorar funções involuntárias do corpo, como frequência cardíaca, pressão sanguínea e atividade cerebral.
O controle terá, conforme sugere uma nova patente da Sony, sensores para coletar biofeedback a partir das mãos dos jogadores durante o uso normal do console.
Os sensores em um ou dois lados do Dualshock 5 vão coletar atividades eletrodérmicas (suor) e frequência cardíaca. Os dados coletados serão usados pelo PS5 para "fazer ajustes na experiência de jogo do usuário". Ainda não está claro como isso acontecerá e que mudanças podemos esperar.
O objetivo da patente é providenciar "uma experiência imersiva e altamente interativa para os jogadores", afirma a descrição do documento. Tudo indica que a função foi pensada para Realidade Virtual.
O biofeedback poderá ajudar o sistema a entender as respostas emocionais dos jogadores durante a jogatina e criar uma experiência mais imersiva. Por outro lado, pode comprometer dados pessoais dos usuários, caso eles sejam compartilhados.