Pokémon GO | Saiba tudo sobre as novas batalhas de treinador

Conheça tudo sobre a novidade anunciada pela Niantic

Verdadeiro fenômeno desde quando foi lançado, o game em realidade aumentada fez com que jogadores interagissem entre si, com o mundo real e com o próprio universo da franquia de maneira inédita, deixando uma marca eterna na história dos jogos mobile, ou simplesmente dos jogos.

Nesta segunda-feira, a Niantic organizou uma conferência com diversos jornalistas, durante a qual apresentou a mais recente novidade de Pokémon Go, algo que todos os fãs vinham pedindo há algum tempo: Batalhas de Treinador, o tradicional PvP, que chega ainda em dezembro.

Como funciona?

Criadas do zero e completamente diferentes das batalhas por turno que tantos de nós, jogadores, conhecemos no Game Boy, as Batalhas de Treinador foram pensadas para reforçar o conceito mais importante de Pokémon Go -- "levar os jogadores para fora de casa" com o objetivo de que explorem o mundo real com amigos.

Nas Batalhas de Treinador, os jogadores criarão uma Equipe de Batalha composta, necessariamente, por três Pokémon. Assim, poderão jogar em tempo real contra outros Treinadores, ou contra os Líderes de Equipes de Pokémon GO, o que serve como treino para quem quer aprimorar as próprias habilidades.

Com o lançamento deste novo modo, os Pokémon passarão a contar com um novo Ataque Carregado, o que aumenta as opções ofensivas do jogador. Até então, havia apenas duas ações: Ataque Rápido e Ataque Carregado. Agora, serão dois Ataques Carregados. Esses novos ataques serão desbloqueados com Doces e Poeira Estelar.

As Batalhas de Treinador não funcionarão como os RPG de Turno clássicos de Pokémon, mas sim como funcionam as raids e batalhas de ginásio. No entanto, os jogadores passam a contar também com o chamado Escudo Protetor, um mecanismo de defesa inédito que pode ser utilizado pelo treinador para evitar que o Pokémon sofra algum ataque que pareça muito poderoso. Haverá um número limitado de vezes para a utilização deste escudo, portanto, saiba adequá-lo à sua estratégia.

Durante a partida, não será possível ficar alternando entre os três Pokémon da party sem parar. Após fazer uma troca, haverá um período pelo qual não será possível realizar outra, portanto, a seleção de quais Pokémon irão integrar sua Equipe talvez seja o aspecto mais importante deste novo modo.

Por enquanto, não há previsão de quando serão incluídos alguns elementos tradicionais da série Pokémon, como status de envenenamento e burn. Ambos -- e mais alguns outros -- devem ser incluídos com o tempo, já que o modo evoluirá junto com o jogo em si.

Aliás, vale lembrar que haverá um limite de tempo, ainda não definido, para cada partida. A ideia é que nenhuma batalha dure tempo demais, já que não seria muito interessante manter dois jogadores, um de frente para o outro, parados de pé por quinze ou vinte minutos.

Como começar uma batalha?

Os jogadores que estiverem próximos um do outro no mundo real poderão se convidar para uma batalha por meio do chamado Código de Batalha. Este código é um QR Code que estará disponível no menu. Ao apresentá-lo para alguém ou ao ser apresentado o código de outra pessoa, será necessário um escaneamento por parte de ambos os competidores.

Para que a competição seja justa e divertida para todos, o poder dos Pokémon que poderão ser utilizados em batalha será limitado a três ligas diferentes, Great League, Ultra League e Master League -- é possível deixar mais de uma equipe pronta para cada nível de competição, agilizando a preparação. Portanto, após feito o escaneamento dos QR Code, será necessário escolher uma liga, para estabelecer o limite do nível dos Pokémon que poderão ser utilizados em batalha.

Treinadores que já tiverem atingido o nível Ultra-Amizade (ou Amizade Sem Igual) com outras pessoas poderão Batalhar à distância. A opção não está disponível para todos os níveis de amizade justamente porque iria contra uma das ideias principais do jogo, que é reunir as pessoas também no mundo real.

É importante lembrar que, para participar de uma batalha contra outro treinador, o jogador precisa ter pelo menos 13 anos de idade. Caso você ainda não seja "velho" o suficiente para o PvP, não esquente -- é possível treinar contra os líderes de equipe a qualquer momento, o que é ótimo para aprender a jogar.

A princípio, também será necessário estar pelo meno no nível 40 para que seja possível entrar em uma Batalha de Treinador.

Há recompensas após as batalhas?

Todas as batalhas renderão recompensas tanto para o vencedor quanto para o perdedor, o que serve como maneira de incentivar quem não está tão adaptado ao modo de jogo ainda. O item mais comum a ser recebido após batalhas é Poeira Estelar, mas as recompensas podem chegar até a pedras de evolução mais raras.

Além disso, batalhar contra outro Treinador irá aumentar o nível de amizade dos dois, mas não é possível iniciar combate atrás de combate com o objetivo de subir o nível da amizade de ambos. Isso facilitaria demais eventuais interações que exijam um nível de amizade maior.

Saiba mais sobre:

Gostou? Compartilhe!

MAIS NA WEB