PS5 | Saiba todos os detalhes sobre o novo console da Sony

Preços, lançamento e mais

A próxima geração de consoles está cada vez mais próxima. No dia oito de outubro, o PlayStation 5, sucessor do PlayStation 4, foi revelado oficialmente. O arquiteto-chefe do PS4, Mark Cerny, já havia revelado muitas novidades sobre o próximo console da Sony. No texto, a Sony confirma que o console terá suporte a tecnologia Ray Tracing, resolução em até 8K e substituirá o disco rígido por um drive SSD (Solid-State Drive).

Especificações e funcionalidades confirmadas

Cerny retorna como arquiteto-chefe no PS5. Segundo ele, vários estúdios já estão explorando kits de desenvolvimento do console. Por ter sua arquitetura baseada parcialmente no PS4, o novo PlayStation terá retrocompatibilidade com a atual geração de consoles. O PS5 também vai manter o uso da mídia física e, portanto, podemos esperar por games sendo lançados em ambas as gerações (PS4 e PS5), embora Cerny não tenha revelado quais jogos serão.

A CPU do console é baseada na terceira geração do chip AMD da linha Ryzen e contém oito núcleos com a nova 7nm Zen 2 microarquitetura da empresa. Já a GPU terá suporte a Ray Tracing, tecnologia que simula o comportamento dos raios de luz em ambientes 3D, oferecendo reflexos, distorções e outros efeitos realistas. Cerny afirmou ao Wired que a aplicação do Ray Tracing no PS5 vai além de implicações gráficas. "Se você quisesse realizar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio os se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o Ray Tracing é útil para isso", explica Cerny.

O suporte a ray-tracing mencionado acima será uma tecnologia integrada à GPU do hardware, e não via software. Além disso, o drive SSD não vai auxiliar somente na performance do console, como também nas telas de carregamento e nos streamings realizados por meio do PS5. Desta vez, a Sony pretende levar, inclusive, mais a sério a possibilidade dos jogadores, em um determinado game, instalarem só o modo single-player ou só o modo multiplayer, por exemplo. A escolha também estará disponível no momento de deletar o conteúdo.

O destaque do PS5, por enquanto, é justamente o drive SSD, que promete melhorar significativamente a performance do console e praticamente extinguir telas de carregamento durante a jogatina. Em uma demonstração prática, Cerny comparou a duração de uma viagem rápida no game Marvel's Spider-Man. No PS4 Pro, a ação levou 15 segundos para ser completada, enquanto no devkit do novo PlayStation, foram apenas 0.8 segundos. Além disso, Cerny confirma que o PS5 terá suporte para gráficos em 8K, mas o Wired indica que a empresa está ciente de que o foco atual do mercado ainda está no 4K.

Quando o PlayStation 5 vai chegar?

A Sony finalmente confirmou que o PlayStation 5 será lançado no final de 2020. O próprio diretor executivo da Sony Interactive Entertainment, John Kodera, havia afirmado que o PS5 não seria lançado antes de 2021, mas, aparentemente, a informação serviu apenas para acalmar os ânimos.

Saiba mais sobre:

Gostou? Compartilhe!

MAIS NA WEB