Conheça a ordem cronológica da saga 'Invocação do Mal'

Confira sobre todos os filmes do 'Invocaverso' em ordem cronológica

O Gênero de terror viu o surgimento de uma das franquias mais marcantes dos últimos anos: o Universo de Invocação do Mal. Com nove filmes lançados até o momento, esta série de arrepiar se destaca por sua conexão através do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, cujas experiências inspiraram uma série de filmes de terror.

Seja na saga principal ou nos spin-offs focados em eventos paranormais e bonecas amaldiçoadas, o Universo de Invocação do Mal causou uma verdadeira revolução no gênero, arrecadando mais de US$ 2 bilhões nas bilheteiras de todo o mundo. Com a chegada do novo filme da saga, "A Freira 2", vamos explorar todos os filmes que compõem essa franquia assustadora, onde assisti-los e como eles se encaixam na cronologia.

A Freira (1952)

Foto: Warner Bros/DivulgaçãoA Freira 2
A Freira 2

Após o estrondoso sucesso de "Invocação do Mal 2", a franquia expandiu-se com um novo spin-off, chamado "A Freira", que explora as origens do demônio Valak e sua presença em um convento na Romênia.

Direção: Corin Hardy

Elenco: Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Demián Bichir, Bonnie Aarons

Sinopse: Um sacerdote e uma noviça são enviados pelo Vaticano para investigar a morte de uma jovem freira, e se confrontam com uma força demoníaca chamada Valak.

Bilheteria: 365,6 milhões USD

Disponível no: Prime Video e HBO Max

Annabelle 2: A Criação do Mal (1955)

Foto: Warner Bros/DivulgaçãoAnnabelle 2: A Criação do Mal
Annabelle 2: A Criação do Mal

Após a recepção criticamente desfavorável do primeiro filme da boneca, a Warner Bros. deu luz verde a uma sequência que, na verdade, é um prequel situado em 1955, num orfanato. A sinistra presença da boneca desperta temores entre as meninas do orfanato, culminando em uma conexão surpreendente com o filme original de Annabelle.

Direção: David F. Sandberg

Elenco: Anthony LaPaglia, Miranda Otto, Lulu Wilson, Samara Lee

Sinopse: Doze anos após a morte de uma pequena menina, um fabricante de brinquedos e sua esposa acolhem, em sua casa, uma freira e várias garotas de um orfanato, mas logo são vítimas da boneca maldita Annabelle.

Bilheteria: 306,5 milhões USD

Disponível no: HBO Max

A Freira 2 (1956)

Foto: Warner Bros/DivulgaçãoA Freira 2
A Freira 2

O mais recente capítulo da franquia, "A Freira 2", acaba de estrear nos cinemas, dando continuidade à história da Irmã Irene, apresentada no primeiro filme. Desta vez, ela se vê mais uma vez em busca do demônio Valak, lutando para evitar que ele coloque as mãos em um artefato sagrado.

Direção: Michael Chaves

Elenco: Taissa Farmiga, Storm Reid, Jonas Bloquet, Anna Popplewell

Sinopse: França, 1956. Um padre é assassinado. Um mal está se espalhando. A sequência de A Freira segue a Irmã Irene quando ela mais uma vez fica cara a cara com Valak, uma força demoníaca ancestral.

Bilheteria: -

Em cartaz nos cinemas

Annabelle (1967)

Foto: Warner Bros/DivulgaçãoAnnabelle (2014)
Annabelle (2014)

Após o imenso sucesso do filme inaugural da franquia, a Warner reconheceu seu grande potencial lucrativo e rapidamente optou por criar uma série de spin-offs e derivados. O primeiro deles concentra-se na boneca Annabelle, narrando a aterrorizante experiência de uma jovem grávida diante deste brinquedo amaldiçoado.

Direção: John R. Leonetti

Elenco: Annabelle Wallis, Alfre Woodard, Ward Horton, Tony Amendola

Sinopse: Logo depois que sua casa é invadida por satanistas, um casal passa por eventos estranhos relacionados a uma velha boneca.

Bilheteria: 257,6 milhões USD

Disponível no: HBO Max

Invocação do Mal (1971) 

Foto: Warner Bros. Pictures/DivulgaçãoInvocação do Mal (2013)
Invocação do Mal (2013)

Foi o filme que deu início ao expansivo universo de terror, apresentando interpretações fictícias de Ed e Lorraine Warren, o renomado casal de demonologistas norte-americanos. Neste filme, os dois se unem para auxiliar uma família recém-chegada a uma casa assombrada pelo espírito de uma bruxa.

Direção: James Wan

Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Joey King

Sinopse: Os investigadores de atividade paranormal, Ed e Lorraine Warren, trabalham para ajudar uma família aterrorizada por uma presença sombria em sua nova casa.

Bilheteria: 319,5 milhões USD

Disponível no: HBO Max

Annabelle 3: De Volta para Casa (1972)

Foto: Warner Bros. Pictures/DivulgaçãoAnnabelle 3: De Volta Para Casa
Annabelle 3: De Volta Para Casa

Terceiro filme da saga da boneca maldita, nos traz de volta à casa de Ed e Lorraine Warren. Descrito por muitos fãs como "Uma Noite no Museu de terror", o filme acompanha a filha do casal de demonologistas, que precisa enfrentar a boneca e diversos demônios despertos pela sua influência diabólica.

Direção: Gary Dauberman

Elenco: Mckenna Grace, Vera Farmiga, Patrick Wilson, Madison Iseman

Sinopse: Enquanto cuidam da filha de Ed e Lorraine Warren, uma adolescente e sua amiga sem saber acordam um espírito maligno em uma boneca.

Bilheteria: 231,3 milhões USD

Disponível no: HBO Max e Prime Video

A Maldição da Chorona (1973)

Foto: Warner Bros. Pictures/DivulgaçãoA Maldição da Chorona (2019)
A Maldição da Chorona (2019)

Lançado em 2019, marcou a estreia na direção de Michael Chaves, que posteriormente dirigiu "Invocação do Mal 3" e "A Freira 2". O filme foi inicialmente apresentado como um spin-off da saga principal. No entanto, Chaves esclareceu que não existe uma conexão oficial entre os filmes e que não faz parte do Invocaverso, o longa não foi muito aceito pelos fãs.

Direção: Michael Chaves

Elenco: Linda Cardellini, Raymond Cruz, Patricia Velasquez, Marisol Ramirez

Sinopse: Após virar viúva, uma assistente social criando seus dois filhos sozinha começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural da Chorona.

Bilheteria: 123,1 milhões USD

Disponível no: HBO Max e Prime Video

Invocação do Mal 2 (1977)

Foto: Warner Bros. Pictures/DivulgaçãoInvocação do Mal 2
Invocação do Mal 2

O Segundo filme da franquia lançado em 2016, abriu as portas para novas aventuras do Casal Warren, além de inaugurar novos spin-offs da saga. O filme é baseado no caso real da Assombração de Enfield, que levou os demonologistas até o Reino Unido para investigar uma família assombrada por forças inexplicáveis e sobrenaturais.

Direção: James Wan

Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Madison Wolfe, Frances O'Connor

Sinopse: Ed e Lorraine Warren viajam até o norte de Londres para ajudar uma mãe solteira com seus filhos, que moram em uma casa infestada por espíritos sobrenaturais.

Bilheteria: 321,8 milhões USD

Disponível no: HBO Max

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (1981)

Foto: Warner Bros. Pictures/DivulgaçãoInvocação do Mal 3: A Ordem do Demônio
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

"Invocação do Mal 3" traz de volta Ed e Lorraine Warren em um dos casos mais aterrorizantes de suas carreiras. Quando um jovem alega ter cometido um assassinato sob a influência do "diabo", os investigadores paranormais embarcam em uma missão para provar a existência do demônio nos tribunais, enquanto desvendam uma trama sinistra.

Direção: Michael Chaves

Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O'Connor, Julian Hilliard

Sinopse: Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren assumem um dos casos mais sensacionais de sua carreira quando um jovem suspeito de assassinato alega possessão demoníaca como defesa.

Bilheteria: 206,4 milhões USD

Disponível no: HBO Max e Prime Video

Gostou? Compartilhe!

Saiba mais sobre: