MC Marcinho, o Príncipe do Funk, morre aos 45 anos

Marcinho é da geração de artistas que popularizou o funk. Transformou o fenômeno carioca em músicas cantadas no Brasil inteiro. Ele é um dos criadores do funk melody.

Morreu neste sábado (26), no Rio, aos 45 anos, Márcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho.

Mc Macinho era o Príncipe do Funk. Cantava o amor. Quem não se lembra de Glamourosa? Para o ator Babu Santana, Marcinho tem título de rei. “Para mim, o Marcinho é o Roberto Carlos do funk. Justamente quando estava se agitando, pulando, vinha o Marcinho falando de amor de uma forma contundente e era sucesso pra caramba."

Marcinho pertence a geração de artistas que popularizou o funk. Transformou o fenômeno carioca em músicas cantadas no Brasil inteiro. Ele é também um dos criadores de uma vertente mais dançante do ritmo: o funk melody.

Desde a década de 90 é presença marcante em programas de auditório. E descobriu cedo a vocação.

Foto: Reprodução/Redes SociaisMC Marcinho
MC Marcinho

“Eu era muito jovem, tinha 13 pra 14 anos quando o funk veio com aquela força total. E eu fui num baile, o baile vindo abaixo e eu falei: ‘cara, que parada legal’. Aí começou os concursos de rap, escrevia seu rap pra concorrer com essa galera. Ai fiz a música do Rap do Solitário, foi a minha primeira música”, relembrou o MC no Conversa com Bial.

O clássico "Garota Nota Cem" voltou para as paradas de sucesso 25 anos depois do lançamento. Foi tema dos protagonistas da novela "Vai na Fé ".

Depois da pandemia começou a gravar um documentário sobre os 30 anos de carreira.

E ele foi um sobrevivente. Em 2004 sofreu um grave acidente que o deixou muto tempo em uma cadeira de rodas. Em 2006, foi vítima de um assalto. Levou 4 tiros. Em 2020 teve Covid, ficou hospitalizado com 80% do pulmão comprometidos.

Fonte: G1/Jornal Nacional

Gostou? Compartilhe!

Saiba mais sobre: