Morre Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth, aos 56 anos

Morte foi revelada pelo empresário do músico
Foto: Youtube/ReproduçãoSteve Harwell
Steve Harwell

Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth, morreu na manhã do último domingo (3) aos 56 anos. A informação foi revelada pelo empresário do cantor, que confirmou que a morte aconteceu após o cantor sofrer uma falência hepática (via TMZ).

Nascido em 1967 em Santa Clara, na Califórnia, Harwell fez parte do grupo de rap F.O.S antes de formar o Smash Mouth em 1994, ao lado do baterista Kevin Coleman, do guitarrista Greg Camp e do baixista Paul De Lisle, atualmente o único membro fundador que permanece no grupo.

Em 1997 a banda lançou o seu primeiro álbum, Fush Yu Mang, que contou com o primeiro hit do grupo, “Walkin’ on the Sun”, e o famoso cover de War, "Why Can't We Be Friends?". O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias nos EUA. Já em 1999 o Smash Mouth lançou o álbum Astro Lounge, que os alavancou para fama global com singles como “All Star”, “Then The Morning Comes” e “Can’t Get Enough Of You Baby”.

Em 2001, o grupo também figurou na trilha sonora de Shrek com o cover de The Monkees, “I’m a Believer”. Em sua carreira, o Smash Mouth lançou sete álbuns de estúdio, sendo o último Magic, de 2012.

Em 2001, o filho de seis meses de Harwell, Presley, morreu por leucemia linfóide aguda. Em 2013, o vocalista foi diagnosticado com cardiomiopatia e encefalopatia de Wernicke, síndrome que afeta funções motoras e provoca confusão e perda de memória. Seu estado de saúde, no entanto, só teria detalhes revelados em sua aposentadoria, no fim de 2021.

Harwell batalhou contra o alcoolismo por anos e passou por polêmicas em apresentações desde 2016, quando colapsou no palco e foi levado ao hospital. Em outubro de 2021, o músico foi alvo de controvérsias por uma performance da banda em Nova York em que ele supostamente ameaçou membros da plateia e pareceu fazer uma saudação nazista. Após esta performance, Harwell anunciou sua aposentadoria, oficializando sua saída do Smash Mouth em janeiro de 2022.

Na época, Harwell emitiu uma declaração agradecendo aos fãs pelo apoio durante toda sua carreira: “Desde que eu era criança, eu sonhei em ser um rockstar e cantar na frente de arenas e multidões e fui sortudo de ter realizado esse sonho. Aos meus colegas de banda, foi uma honra me apresentar com vocês por todos estes anos", escreveu o músico. "Aos nossos fiéis e incríveis fãs, obrigado, tudo foi possível graças a vocês. Eu tentei muito superar meus problemas físicos e mentais para tocar para vocês uma última vez, mas simplesmente não consegui. Sou grato a cada um de vocês".

Fonte: Omelete

Gostou? Compartilhe!